Skip to content

Ortopedia

       A consulta com um médico veterinário ortopedista é necessária quando um animal de estimação apresenta problemas relacionados ao sistema musculoesquelético.

Quando é necessário buscar pelo atendimento de um Médico Veterinário Ortopedista?

Quais são os paciente que mais apresentam problemas ortopédicos?

Raças como São Bernardo, Dogue Alemão, Labrador Retriever e Golden Retriever estão entre as mais propensas a desenvolver problemas ortopédicos, incluindo displasia do quadril, displasia do cotovelo, rupturas de ligamentos cruzados cranianos e osteoartrite devido ao seu tamanho e estrutura corporal.

Alguns cães de raças pequenas, como Pugs e Dashshunds, podem ser mais suscetíveis a problemas ortopédicos, incluindo luxação da patela e problemas na coluna vertebral, devido à sua conformação física específica.

Assim como em humanos, os animais de estimação idosos estão mais propensos a desenvolver artrite e outras condições ortopédicas devido ao desgaste natural das articulações ao longo do tempo.

Cães de trabalho, como cães de pastoreio ou cães de caça, bem como cães que participam de competições, podem estar em maior risco de lesões ortopédicas devido às atividades físicas rigorosas que realizam.

Algumas raças têm predisposição genética para certos problemas ortopédicos. Por exemplo, o Pastor Alemão é conhecido por ser predisposto à displasia do quadril, enquanto o Bulldog Francês pode ter maior risco de luxação da patela.

Animais com sobrepeso ou obesidade estão mais sujeitos a desenvolver problemas ortopédicos, pois o excesso de peso coloca pressão adicional nas articulações, aumentando o risco de osteoartrite e lesões.

Qualquer animal que tenha sofrido um trauma, como quedas, atropelamentos ou acidentes, pode apresentar lesões ortopédicas que requerem tratamento especializado.